PORTAL MOITENSE

domingo, 1 de setembro de 2013

De olho no Enem.

Olá alunos e alunas internautas. O Portal Jovem Esportes, a partir de hoje até a última semana do Enem, irá trazer assuntos de Educação Física que podem aparecer na prova de Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias. A cada semana será postado um tema acompanhado ou não de uma questão. Além disso, no mês de Outubro disponibilizaremos um tema para redação ligado a educação física. Essa, por sua vez, será publicada no blog, para os internautas visualizarem e apresentarem uma "nota". Esperamos que as postagens deem efeito e ajudem muitos na prova do Enem. Gostaram da ideia? Divulguem com seus amigos. Compartilhem conhecimentos. Comentem! 

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
 

A Educação Física é uma atividade dinâmica que contribui na formação ampla dos sujeitos, em seu aspecto social, bem como no desenvolvimento de seu lado individual, através de oportunidades lúdicas que proporcionam equilíbrio entre corpo, mente e espaço. Desenvolve as habilidades motoras de qualquer sujeito, além de manter elementos terapêuticos, sejam eles emocionais ou físicos.

O surgimento da educação física se deu desde os tempos primitivos, quando o homem necessitava correr dos animais predadores, pular para pegar alimentos, carregar pesos, arremessar objetos para caçar etc. Aos poucos, percebeu que seu preparo físico garantiria melhores condições de vida, tanto para trabalhar, interagir e se divertir. Nas práticas esportivas, nos jogos recreativos ou nos jogos com disputas, os participantes aprendem a lidar com sentimentos de perda, frustração, ansiedade, paciência, respeito ao próximo, dentre outros, além de ter que aprender a esperar sua vez.

O trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Física deve estar voltado para a construção da cidadania dos sujeitos, formando elementos críticos e participativos no meio social em que estão inseridos. Seu objetivo principal deve ser de que o aluno “adquira a qualificação sociocultural necessária para promover o desenvolvimento de uma racionalidade crítica, autônoma e participativa”.

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