PORTAL MOITENSE

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Saiba como conservar remédios dentro de casa

O velho costume de manter uma “farmacinha” em casa já ajudou muita gente na hora da emergência. No entanto, há quem desconheça a forma correta de guardar os medicamentos, procedimento que pode evitar problemas para a saúde.


Além de observar a data de validade, é preciso estar atento a alguns fatores como a temperatura. “Os medicamentos devem ser mantidos em local seco e arejado. Os produtos têm de ser armazenados separadamente dos cosméticos e dos produtos de limpeza, entre outros”, explicou a farmacêutica Adriana Cavalcanti.
Ajudando também a reduzir o risco de intoxicação, além de observar a data de validade é preciso estar atento a alguns fatores como a temperatura.
Adriana também alerta sobre a organização dos medicamentos. “Ao guardar a bula e o medicamento, verifique se estão sendo acondicionados na caixa correta. Dessa forma, não há risco de se ingerir o produto errado em situações futuras, caso o médico indique o mesmo tratamento”.

Ela destacou ainda que nenhum medicamento deve ser utilizado sem a avaliação do médico, pois a automedicação pode trazer complicações.

Como existem diversos tipos e formas de medicamentos (líquido, comprimido, pomada), o consumidor deve observar as especificidades de cada um. Confira abaixo algumas dicas.


Como conservar

- Medicamentos em cápsulas e comprimidos: a maioria dos ativos é sensível à luz. Por isso, é importante manter o medicamento em sua embalagem original, longe da luz e da umidade. O ideal é colocar o produto em local seco e em prateleiras afastadas das paredes. E nunca o guardar no armário do banheiro ou em cima da geladeira.

- Os comprimidos precisam ser desprezados se estiverem quebrados, faltando partes, desmanchando ou esfarelando. Nas cápsulas, deve ser verificado se existem manchas na superfície, o que indica deterioração do medicamento. Também é importante examinar a existência de cápsulas vazias, com rachaduras (trincadas) e ou pegajosas, o que indica excesso de umidade;

- Pomadas e cremes: conserve o produto em sua embalagem original, longe da luz e da umidade. Leia atentamente o rótulo, pois alguns medicamentos precisam ser guardados na geladeira, para evitar oxidação e manter a estabilidade do produto. Também é fundamental observar se o mesmo apresenta partes com coloração e consistência diferentes e se está ocorrendo separação das partes líquida e sólida.

- Xaropes e medicamentos líquidos: devem ser armazenados longe da umidade, luz e calor. Os frascos de xaropes precisam ficar fora do alcance de crianças, que podem ser atraídas por seu sabor agradável e sofrer intoxicações. Outra dica é observar no rótulo se é necessário conservar o produto em geladeira, pois isso aumenta a estabilidade química;  

- Soluções injetáveis (ampolas, frascos etc.): é preciso evitar a exposição à luz solar e à umidade e também observar a presença de partículas sólidas no líquido, vazamentos e qualquer coloração anormal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário