PORTAL MOITENSE

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dicas de exercícios físicos que ajudam a relaxar e turbinar o cérebro para o Enem 2012


 

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproxima. As provas acontecem nos dias 03 e 04 de novembro. Se você está se perguntando se estudou tudo o que tinha para estudar ou se lá na hora da prova vai esquecer alguma resposta, saiba que para manter a sua memória ativa não é só estudando e decorando que você conseguirá este feito.


                                          (Crédito: Dmitriy Shironosov / Shutterstock.com) 

Especialistas explicam que exercícios físicos como alongamento, atividades de alto gasto calórico como o futebol e corrida estimulam o cérebro e deixam você "tinindo" para a prova.
 
Por outro lado, se o que você precisa é relaxar, o ideal é tirar uma pausa entre as atividades e até uma soneca boa. Dormir também ajuda a promover sensações de prazer e bem-estar no organismo.
 
Confira a seguir as dicas para você ativar e relaxar o corpo e mente de acordo com sua necessidade e garantir que você esteja pronto para o exame: 

1 - Exercícios aeróbicos de alto gasto calórico ativam o cérebro

 
 Atividades físicas aeróbicas como a natação, futebol e vôlei promovem aumento na produção de endorfina dentro do cérebro, substância que produz sensação de bem-estar. Mas não é só isso. Além dessa sensação de prazer, tais atividades aprimoram funções da memória, fortalecem o sistema imunológico e retardam o envelhecimento. "Tais atividades ainda melhoram a circulação sanguínea e a distribuição de oxigênio pelo corpo", explica o presidente do Comitê de Traumatologia do Esporte, Dr. André Pedrinelli. 

2 - Alongue-se e fique mais tranquilo e feliz

Muita gente não sabe, mas o simples alongamento estimula o cérebro a liberar "hormônios do bem-estar" incluindo a serotonina - substância chamada de neurotransmissor que serve para conduzir a transmissão de um neurônio para outro. Por isso, quem está tenso nos últimos dias que antecedem ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode dar uma “esticadinha” no corpo para afastar a ansiedade. 

3 - Pintou aquela preguiça só de olhar para os livros? Levante e corra

A corrida pode ser uma excelente pedida para quem está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ela faz aumentar o número de neurônios no cérebro (sim, é comprovado cientificamente) e gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais conhecidas como funções cognitivas. São elas: percepção, atenção, memória e linguagem. Todas, muito usadas na prova do Enem, com enunciados longos e que exigem cada vez mais atenção dos candidatos. 

4 – Exercite-se e ganhe mais autoconfiança para a prova

A endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta ao estímulo da atividade física. Mas outro hormônio presente no cérebro estimulado por ela quando em produção é a anandamida que também pode ajudar muito quem vai prestar a prova do Enem, já que ativa no cérebro sensações de autoconfiança e auto-estima. “Além disso, vale ressaltar que o aumento do nível das substâncias favorece o bom astral principalmente nos relacionamentos afetivos”, diz João Ricardo Cozac, presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte. O melhor? Isso vale para qualquer atividade física. Escolha a sua! 

5 - Dormir bem é igual a mais concentração para a prova

 O sono é muito importante para que o corpo se mantenha saudável. “Quanto maior o tempo de sono, melhor para o estímulo da memória, pois ela se transfere de memória em curto prazo para em longo prazo”, explica o professor do curso de graduação de Educação Física da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Carol Kolyniak Filho.

 
Segundo o professor, o ideal é que o estudante durma de sete a nove horas para obter um melhor desempenho no momento da concentração. Isso, sem contar que além de ser um ótimo exercício físico para relaxar e aumentar a concentração, o sono também reduz o estresse, a tensão nervosa e muscular.

6 - Faça pausas de duas horas entre exercício e estudos

 A super estimulação do cérebro o mantém ativo, mas assim como nosso corpo ele também cansa. Por isso, também precisa de uma pausa. Então, nada de correr e depois se debruçar nos livros. Se você praticou alguma atividade física logo cedo, volte para casa, tome um banho e descanse.

"Após praticar atividades físicas e ter liberado um quantidade grande de endorfina, é preciso descansar mais ou menos duas horas para começar outra atividade, o que inclui estudar", aconselha o professor do curso de graduação de Educação Física da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Ivo Ribeiro de Sá.

Bem galera! É isso aí!! Preparem-se para o ENEM se exercitando e praticando muita atividade física, que com certeza vocês terão um bom desempenho na hora da prova! 

Equipe PORTAL ESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário